Agora vamos falar um pouco sobre a puberdade nos meninos, período que normalmente ocorre entre os 9-14 anos.A adolescência traz junto uma fase de vergonha com as mudanças que estão acontecendo com o corpo e o menino normalmente já não deixa mais os pais o verem trocar de roupa.
O primeiro sinal puberal masculino é o aumento no tamanho dos testículos. Após também surgem pilificação, acne, aumento da oleosidade da pele, alteração na voz, assim como o aumento do pênis. Boa parte dos adolescentes também vai apresentar ginecomastia puberal (aumento da mama), que regride espontaneamente na grande maioria dos casos.Puberdade precoce em meninos é mais rara de acontecer, mas nos preocupamos mais do que quando ocorre nas meninas, pois alterações no hipotálamo e hipófise (glândulas da cabeça que produzem hormônios) podem ser encontradas na metade dos casos.
O tratamento vai depender do fator causal da doença.Lembrem-se então, que apesar da vergonha, é muito importante o pediatra examinar a genitália do seu filho e se sinais de puberdade precoce, o agendamento de consulta com endocrinologista pediátrico não pode demorar.
Dra Laura Burigo Lima Nery – Pediatria Geral e Endocrinologia Pediátrica